Google


17 outubro 2006

Incluindo o Letras.mus.br (Terra) ao Listen 0.5 beta 1


O Listen é um tocador de música para Gnome aos moldes do amaroK. Ele vem evoluindo bastante, mas eu sentia falta da possibilidade de incluir outros servidores de letras de música, algo que o amaroK já possui. Essa opção faz falta principalmente para quem gosta de musica nacional.

A boa notícia que eu tive foi ver que ele é feito em Python, ou seja, é por si só extensível. Como eu estou aprendendo por conta a programar em Python, juntei o útil ao agradável, e decidi incluir por conta própria o servidor Letras.mus.br (serviço de letras de música do Terra).

Vamos a parte que interessa que é como incluir o recurso.
Primeiro, e mais importante, é necessário ter o Listen 0.5 beta 1 instalado. Nem uma versão anterior, nem uma possível versão posterior. Eu não sei qual é a versão disponível no Automatix, então aconselho que peguem da página oficial.
Depois dele e todas dependências instalados, e tendo certeza que está funcionando, vem a hora de baixar o patch.


Baixe o patch aqui
ou execute o comando
$ wget http://files.myopera.com/Luiz%20Fernando/linux/listen_0.5_beta1-7-letras.mus.br.patch

Agora abra o terminal e vá até o diretório onde o patch foi salvo e execute o comando
$ sudo patch -p0 < listen_0.5_beta1-7-letras.mus.br.patch


Se ao tentar aplicar o patch ele exibir uma mensagem de erro e pedir um caminho, procure pelo arquivo webinfo.py no diretório onde o Listen foi instalado e coloque o caminho completo dele.

Abra o Listen e veja se aparece o "letras.mus.br" na lista de servidores na seção Letras. Pronto, você já pode acompanhar a sua música nacional preferída com mais facilidade.


Caso você queira desfazer a mudança, certifique-se de deixar selecionado um dos servidores padrão antes de reinstalar. Caso contrario é possível que ele não abra depois e seja necessário editar o arquivo de configuração.


Viva o Software Livre!

Um comentário:

Anônimo disse...

Não consegui achar no diretório do listen o arquivo webinfo.py, mas encontrei o arquivo lyrics.py - ao menos na minha versão, desempenha a mesma função. Por isso tomei a liberdade de alterar o patch (dando-lhe permissão para isso): abri-o no editor de texto e modifiquei o caminho do arquivo webinfo.py para o arquivo lyrics.py; apliquei-o o patch como descrito no artigo e voilà. Valeu pelo patch...:-> Jamiro.